Reprodução de Twister / Mercol / Ratazana

Esse é o assunto que as pessoas sempre querem saber mais. Todo mundo quer ter um casal em casa cheio de filhotinhos fofinhos e lindos.. Que em 60 dias já começam a ter mais filhotinhos fofinhos e lindos, que com 60 dias começam a ter mais filhotinhos fofinhos e lindos... E assim vai. 

Reproduzir é muito sério e complicado, pois as ninhadas de twister são enormes (chegam a 15 filhotes) e assim que atingem a maturidade os filhotes começam a cruzar entre si. Só pode ter casal quem tem destino certo para os filhotes. Porque sair jogando rato no mato, doando para qualquer um que queira ou entregando aos quilos em petshops que venderão eles como comida de cobra, é muita irresponsabilidade. Só tente reproduzir se você tiver espaço e condições para conseguir fazer isso da forma correta. Seja um CRIADOR e não um REPRODUTOR, ok?

Cio: a cada 4-5 dias se não cruzar ou logo após o parto
Gestação: entre 21 e 25 dias
Número de filhotes: entre 12 e 15 
Ninhadas por ano: entre 8 e 12 
Abrem os olhos: entre 14 e 18 dias
Desmame: 30 dias
Separar filhotes por sexo: com 45 dias
Maturidade Sexual: 60 dias
Idade segura para reproduzir: após os 4 meses
Fertilidade da Femea: até 1 ano e meio
Fertilidade do Macho: durante toda a vida


CUIDADOS ANTES DE REPRODUZIR
As femeas precisam de um descanso entre ninhadas, então o correto e manter machos separados de femea e juntar apenas quando quiser que determinado casal cruze. Separando eles novamente após o coito. As outras femeas ajudarão a mãe a cuidar dos bebês.

CUIDADOS PARA ESPERAR OS BEBÊS
Forneça uma alimentação boa e material para ninho. Pode papel higienico ou papel toalha. A femea gestante deve comer mais proteína e gordura, para auxiliar na produção de leite. Verifique se a gaiola está segura, sem buracos ou armadilhas para os bebês.

NASCIMENTO
Os filhotes nascem após cerca de 25 dias de gestação. Irão nascer pelados, de olhos fechados e vulneráveis. Em hipótese alguma você pode deixar um filhote cair, mesmo que de pequena altura, então tome cuidado quando for mexer. A agressividade da femea com filhotes depende diretamente da relação com humanos que ela tinha antes da gravidez. 

Se for uma femea mansa, provavelmente irá continuar mansa quando estiver amamentando. Se for uma femea arisca, criada como cobaia ou para alimento vivo, provavelmente ficará brava quando estiver com filhotes. Não mexa nos filhotes durante as primeiras 2 semanas de vida deles.

DESENVOLVIMENTO DO FILHOTE
Com 1 semana de vida os filhotes já tem pêlos e você pode imaginar a cor que terão. Quando completarem 2 semanas de vida, os pelos estarão totalmente crescidos e você já pode pegar nos filhotes. 

Entre 14-18 dias eles irão abrir os olhos e começar a querer comer sozinhos. Lá pela 3ª semana eles já estarão desmamando. Eles precisam dos cuidados da mãe até a 6ª semana, ou podem ser vendidos/doados logo após o desmame se forem ficar com um Twister mais velho.

SEPARANDO OS FILHOTES POR SEXO 
Aos 45 dias, 6 semanas, você deve separar os filhotes por sexo para evitar que eles cruzem entre si. 
Você A separação de filhotes machos e fêmeas deve ocorrer na sexta semana de vida e a diferença entre macho e fêmea nos filhotes é dada apenas pela distância entre a genitália e o anus, enquanto os machos não tiverem testiculos descidos.Só é possível ver tetinhas nas femeas filhotes (apesar dos machos também terem tetas, como acontece em todas as raças, inclusive nos humanos)

SOCIALIZANDO/AMANSANDO FILHOTES
Os filhotes costumam ser medrosos e tímidos. Acham que todos são predadores e relutam em ficar na mão. Com cuidado e paciência, mostre para os filhotes que você não apresenta risco. JAMAIS carregue eles pelo rabo e ofereça comida e guloseimas na sua mão. Assim os filhotes assimilam sua mão à comida e coisas boas. 

Para que o bebê se acostume com o novo dono, ele deve continuar com esse trabalho de oferecer guloseimas e pode também tentar passar a mão nele sem retirá-lo da gaiola. Evite sempre caçar o twister com as mãos, pois eles tendem a fugir amedrontados.


Texto: Vivian Roncon
Imagens Retiradas do Google

Comentários

  1. minha rata 12 filhote nasceu mortos porque ?

    ResponderExcluir
  2. minha rata 12 filhote nasceu mortos porque ?

    ResponderExcluir
  3. Tenho 3 femeas e 1 macho ambos separados, estou pensando em colocar apenas uma femea pra cruzar, existe alguma possibilidade das outras femeas ficarem com ciumes? Ou vou ter que separar as outras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junte-os sem as fêmeas verem,pois elas podeme armar contra a fêmea prenha.

      Excluir
  4. Tem uma informação errada... Não tem problema em tocar em filhotes de twister sem pelos, eles não são como os hamsters

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu entendi, com as mães agressivas não é permitido...!

      Excluir
    2. Realmente muita informação errada, tô até pensando em começar um canal ou blog com informações certas sobre twisters. Você pode pega-los já com 2 dias de vida, se a mãe for agressiva, é só retirar ela da gaiola antes

      Excluir
    3. Rebeca nao e recomendado pegar o filhote antes de 2 semanas ,deixa que a mae esta mais que apta pra desempenhar essa funcao

      Excluir
  5. Posso limpar o ninho após o parto?

    ResponderExcluir
  6. Minha twister se relacionou com um rato de rua, e na minha cidade não tem nenhum vet que se envolva com ratos, voces tem alguma dica do que eu possa fazer? conversei com um colega que cuida de ratos e ele disse que é bem provável que ele tenha contaminado ela, e a alguns dias atras apareceu uma ferida nas costas dela, estou muito preocupada, gostaria de uma luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicioskravel no facebook sou criador iniciante gostaria de poder conversar com outros iniciantes

      Excluir
    2. Nessa altura dos acontecimentos vc já deve ter ...
      1- Libertado ela nos esgotos da vida,já que ela se envolveu com um "marginal".
      2- Ou vc deve ter Sacrificado ela,já que não seria inteligente da sua parte manter um rato que pode te transmitir doenças serias.
      3-Ou, a julgar pelo tempo que vc postou a sua pergunta, ela já deve ter morrido por causas naturais ... ou pior...vc já deve ter morrido de leptospirose ou qualquer outra doença transmitida por ratos de rua!

      Excluir
  7. Minha twister criou....posso deixar o macho junto com ela e os filhotes??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, separe o macho, senão eles vão reproduzir denovo no dia seguinte que ela pariu, o que vai acabar matando a fêmea de exaustão.

      Excluir
  8. Posso limpar a gaiola com quanto tempo após o nascimento dos filhotes? ??????

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, seguinte, eu tive uma ninhada de 11 filhotes por acidente, eu tinha 2 twisters, um deles era uns 4 meses mais velho, então decidi comprar um segundo achando que era macho, quando me dei conta ela já estava grávida, separei ela em outra gaiola sem fazer ideia de quando foi o cruzamento. Um belo dia os filhotes nasceram, eu não mexi na fêmea durante o parto, vi que ela, mesmo bem novinha, fez o trabalho dela instintivamente. Pelos filhotes estarem umidos, a areia que eu uso na gaiola estava grudando neles, assim como o papel higiênico que eu usei para o ninho, então eu com muito cuidado pegava eles e tirava essas coisas que grudavam, desde o momento em que eles nasceram. Enfim, eu não sabia direito o que fazer, desde o primeiro momento eu tocava neles, ela ficou bem agitava e agressiva no inicio, mas no fim todos os 11 filhotes cresceram, estão lindos e agora com 25 dias, resumindo, não tem nenhum mistério, deixa ela fazer o trabalho dela, fique a vontade para fazer o que precisar, desde limpar a gaiola, desde que tenha muito cuidado para manusear os filhotes, pois eles são claramente frágeis, compre uma casinha, alguma coisa coberta e sem chão, ela gostou muito quando eu coloquei uma casinha na gaiola, mantendo sempre os filhotes dentro dela e até hoje eles adoram ficar lá dentro.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria muito de ter um bichinho desses, tô louco mesmo por um... Já tive uma mas ela faleceu faz uns anos desde então não criei mais por não ter encontrado... Agora tenho um casal de hamster. Mas quero muito um Twister. Já deixei meu contato em seu canal Vivian (88)994296527 meu WhatsApp), espero que se comunique comigo e me ajude a ter um novamente... #meu_sonho

    ResponderExcluir
  11. A minha tem 2 meses e por descuido engravidou estou aqui com ela nesse momento, ela está muito mole e fria com o olhar perdido. Alguém me ajuda... estou muito nervosa!

    ResponderExcluir
  12. Minha ratinha tem apenas dois meses ela fugiu da gaiola e a rozinha da cadeira do pc passou em cima da mãozinha dela, porem ela nao conseguindo abrir e nem apoiar a mão no chão sera que ela ficará alejadinha ou com o tempo volta ao normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa quarentena está deixando as crianças entediadas e chatas. Rsrsrs
      Podia procurar um bom livro para ler e passar o tempo, né?

      Excluir
    2. Desgraça marita Gozzina sua vagabunda desgraçada morre desgraça passa o dedo no seu cu ele vai tá fedendo chiqueiro imunda!!!

      Excluir
  13. Imagina se algo da mesma proporção passasse por cima de sua mão. O que vc acha que aconteceria depois? Vc ficaria "alejadinho" com sua mão afetada pelo acidente ou...com o tempo vc voltaria ao normal? Uma questão de análise meu velho. Só isso!
    Obs. Quando seu rato fujir, procure no youtube armadilhas que pega rato vivo sem machucar, construa uma vc mesmo e evite mais acidentes.

    ResponderExcluir
  14. Vamos montar um grupo de mercol ? Meu zap é 11974723646

    ResponderExcluir
  15. Se eu comprar um macho e uma fêmea ate quantos dias posso junta los para cruzar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu li acima com 45 dias eles já cruzam se forem filhotes,e vc não precisa separá-los pode deixar juntos mas quando ela pegar cria precisa separar pois logo após o parto ckm o machi junto ela já pega cria novamente e isso prejudica ela.

      Excluir
  16. Minha rata pariu ela e uma twister mercol os filhotes fazem 30 dias amanhã com qual idade posso doar eles?

    ResponderExcluir
  17. Tenho dois twister um macho e uma fêmea já tão junto a muito tempo e nd de filhotes sempre olho na maior esperança e não tem nenhum vcs podem me explica o pq ou uma forma de fazer com que eles me der netos

    ResponderExcluir
  18. Oi. Existe castração para eles? Tenho um casal e nao queria que acasalassem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim existe, porém, levei o meu para castrar e ele não resistiu a injeção de penicilina, tinha alergia, me arrependo amargamente de ter levado... foi muito triste mesmo, já faz um tempo e ainda sofro muito, sinto falta dele!!!

      Excluir
  19. minha ratinha deu cria há uma semana e ta muito calor esses dias, como voces sabem, n sei oq fazer, os bebes por serem frageis precisam ficar em lugares aquecidos mesmo com todo esse calor ou é bom deixar o quarto refrescado? um deles morreu hoje e nao faço ideia do porque, todos estão mamando, ela limpa eles, talvez seja por causa do calor, nao sei..se alguem souber, me ajuda, pf

    ResponderExcluir
  20. Eu posso deixar uma rata com cria com outra adulta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do temperamento dela, se ela estiver agressiva, melhor deixá-la isolada com o bebê até o desmame, depois que ele desmamar vc faz a adaptação deles novamemte.

      Excluir
  21. Alguém tem grupo no whatsapp?
    Se sim me add pfv.031991034599

    ResponderExcluir
  22. Quais saio os sinais que a rata emiti quando vai entrar em trabalho de parto? Minha rata cruzou dia 24 de dezembro e hoje é dia 16 de janeiro. Ela está com a barriga enorme e não demonstra nem um sinal que vai parir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela começa a fazer o ninho e fica mais isolada do macho

      Excluir

Postar um comentário