Resfriado / Alergia

Os twisters podem gripar e resfriar assim como nós, por isso é preciso ter cuidado ao levar eles em lugares público, com o contato de outros animais ou pessoas desconhecidas. Se alguém gripado pegar no seu rato, ele pode adoecer também.

Mas nem sempre o rato está com gripe ou resfriado. As vezes ele está apenas sofrendo com o frio, secura, poeira, fumaça ou produtos de limpeza.

SINTOMAS DE PROBLEMA RESPIRATÓRIO
  • Barulho ao respirar
  • Espirros
  • Sonolêcia
  • Perda de apetite
  • Secreção no nariz
  • Secreção nos olhos
  • Pescoço inchado
  • Olhos inchados
GRIPES E RESFRIADOS
Se o twister estiver com mais de dois dos sintomas citados acima, provavelmente está com gripe ou resfriado. É preciso mantê-lo aquecido, garantir que existe umidade no ambiente, ministrar uma gota de extrato de própolis na água do bebedouro, e observar. Se o animal espirrar por mais de 2 dias, é preciso ir até um veterinário para que seja ministrado antibiótico.

Nos casos de gripe, é comum observar o animal com nariz ou olhos sujos de secreção avermelhada, o animal fica mole e não quer brincar ou comer, ficando com bastante sono. Um rato doente não deve ter contato com outros animais, principalmente filhotes.

ALERGIAS
Os casos de alergia são mais simples. O animal tem o focinho sensivel à cheiros fortes ou diferentes. Ele pode espirrar se você usar algum produto de limpeza diferente no cômodo onde fica, se fumar perto dele, ou se entrar em contato com poeira ou pólen. Os ácaros podem provocar reações alérgicas bem desconfortáveis aos ratos.

Nos casos de alergia, é comum o animal espirrar ou apresentar barulho ao respirar, mas os sintomas devem passar em 2 dias após eles estarem livres do agente causador da alergia (poeira, tinta, desodorizador...). É preciso observar o animal para ter certeza que a alergia não irá virar um problema sério.

CLIMA MUITO SECO
Os ratos precisam de um lugar quente e com umidade. Se estiver muito frio ou muito seco, as narinas sensiveis deles podem se ferir, entupir, rachar, e causar alguns sintomas como barulho ao respirar e espirros.

Quando o clima estiver muito seco, você deve colocar água em um potinho e deixar os ratos se molharem e limparem à vontade. Assim o ar fica mais úmido e eles sofrem menos com a secura.

Comentários

  1. Meu bebê tem feito muito barulho ao respirar já faz uns três dias. Não está espirrando nem com secreção nos olhos e nariz mas o barulho me assusta muito. É como se o pulmão estivesse cheio d água. Será q pode ser alergia a serragem do fundo da gaiola? Ou ao ventilador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também está com esse mesmo problema estou preocupado

      Excluir
    2. O meu também está com esse mesmo problema estou preocupado

      Excluir
    3. serragem não é bom para os ratos pode dar cancer

      Excluir
    4. Eu já não sei oq eu faço estou preocupado com o meu

      Excluir
    5. O meu faz barulhinhos ao respirar apenas de noite, tentem ver se a forração n da alergia nele e tbm caso n passe , compre extrato de própolis e pinguem 1 gota na água dele, fiquem sempre de olho!!

      Excluir
  2. O meu também está com o mesmo problema, ele emagreceu também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também emagreceu e está com um barulho estranho na hora q respira. Fica se cossando e tá perdendo mto pelo.

      Excluir
  3. É seguro administrar essa gota de extrato de própolis? Que estão gripados, não tenho dúvida! Algo mais é necessário?

    Obg

    ResponderExcluir
  4. O meu só espirra as vezes... oq posso fazer?

    ResponderExcluir
  5. Minha rata teve 4 filhotes e infelismente morreram 2 deles
    Eles tomaram chuva pq eu tinha saido e deixado a janela do quarto aberta e eles estão sonolentos e estão com espirros o que eu Fasso ?

    ResponderExcluir
  6. Meu rato espirra bem alto, mas não apresenta nenhum outro sintoma de gripe. Eu não faço a mínima ideia do que possa ser o causador da alergia. Até mesmo quando o mudei de gaiola, os espirros não cessaram. Pode ser crônico?

    ResponderExcluir
  7. Tbem tenho um rato assim... sempre espirra, mas não tem outro sintoma. O seu melhorou?

    ResponderExcluir
  8. Uma das minhas começou a fazer barulho com o nariz, parece que tem água no pulmão, sabe, mas ela continua comendo, brincando e fazendo tudo normal. Acho que pode ser uma gripe, porém queria saber o que fazer nessa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha esta igualzinha a sua.
      To dando própolis na água,fazendo ela comer mel as vzs, vou comprar um anti alérgico e colocar na água um pedaço. Chá de gengibre tbm é bom com hortelã que é bronquio dilatador.

      Excluir
    2. Por acaso foi algum veterinário q mandou vc fazer isso? Tá locona? Mel pra rato?? PQP

      Excluir
  9. Minha rata estava espirrando e estava toda mole, fazendo barulho de nariz entupido ao respirar e agora ela não esta respirando pelo nariz, anda de boca aberta, acho q o resfriado é devido ao inverno.

    ResponderExcluir
  10. A ratinha da minha filha está esperando sempre a 30 dias quando comprei na Cobasi já veio assim mas ela brinca normal com as outras três

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que o problema é na Cobasi? Também comprei a minha lá e tem os mesmos sintomas relatados aqui.

      Excluir
  11. eu estou mto preocupada com a minha ratinha, no brasil inteiro aconteceu uma mudança climática mto estranha, e uma ratinha minha está roncando pra respirar e espirrando e ela é uma filhote, eu espero q ela melhore sem q eu precise levar ela num veterinário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu já coloquei própolis e tal, e resolveu um pouco

      Excluir
    2. A minha ta assim...to dando própolis na água, chá de gengibre com hortelã.
      Vou comprar um antialérgico e diluir um pedaço na água.
      Da um dedinho de mel pra ela tbm.

      Excluir
  12. O meu ratinho está espirrando. Aqui onde Moro está fazendo 34° mas não consigo deixá-lo fresco. A serragem é aquela de palha.. Sei que naoo é boa, vou trocar o quanto antes. Ele é apenas um filhote, estou morrendo de medo dele morrer, e eu iria perceber que sou uma péssima mãe..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos meus ratos está espirrando, ele não dá nenhum outro sinal mais grave, está se alimentando e bebendo água, brinca com o outro ratinho.
      Alguém pode dar uma dica? Estou colocando extrato de própolis na água mas até agora nada. Já fazem 4 dias.

      Excluir
    2. Um dos meus ratos está espirrando, ele não dá nenhum outro sinal mais grave, está se alimentando e bebendo água, brinca com o outro ratinho.
      Alguém pode dar uma dica? Estou colocando extrato de própolis na água mas até agora nada. Já fazem 4 dias.

      Excluir
    3. Troca a palha dele, as vezes pode ser por isso, tbm o tempo pode fazer com que eles fiquem assim, caso piore vc leva no vet.

      Excluir
  13. Um dos meus ratos está espirrando, ele não dá nenhum outro sinal mais grave, está se alimentando e bebendo água, brinca com o outro ratinho.
    Alguém pode dar uma dica? Estou colocando extrato de própolis na água mas até agora nada. Já fazem 4 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode ter alergia de alguma coisa, tenta mudar a forração da gaiola, as vezes eles podem ficar espirrando por causa do tempo tbm.

      Excluir
    2. Eu não estou usando forração, achei que poderia ser da areia de gatos. Ainda não parou mas tmb não piorou, acredito que seja o tempo pois estou gripado e o tempo aqui na minha cidade está meio seco.

      Excluir
    3. Att. Levei ao veterinário... Faz 1 semana, foi muito importante pq mesmo que ele estava espertinho e se alimentando tinha pneumonia, está tomando antibiótico.
      Provavelmente veio assim do pet onde comprei.

      Excluir
    4. Boa noite, o.meu rato esta espirrando muito, dava alguns espirros,mas reparei que aumentou, ele esta comendo normal, qual o remédio que a Veterinaria indicou e como ministrar a dose? poderia me ajudar? Acho que pode ser uma alergia, porem ele é muito bem cuidado, fico em dúvida

      Excluir
  14. Comprei o irmão do meu ratinho essa semana, quando chegou a noite ele começou a fazer um barulho estranho ao respirar, n sei o que é, mas o barulho só ocorre a noite e durante o dia passa, alguém pode me ajudar no que pode ser?? Ele come normalmente e tbm bebe água, mas estou preocupada pois o irmão dele não esta fazendo esse barulho,apenas ele.

    ResponderExcluir
  15. Ola alguém por favor pode me ajudar??? Meu ratinho esta fazendo barulho ao respirar e fica roncando ele também esta ficando magrinho o que pode ser?? O que eu posso dar a ele????

    ResponderExcluir
  16. Tive que dar um banho no meu ratinho e agora ele esta fazendo barulho a o respirar e espirrando alguem pode le dar uma luz ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro q não se dá banho em rato. Já começa por aí. Segundo q vc tem q levar no veterinário. Vê se faz algo certo, é uma vida q vc foi atrás de ter, seja responsável por ela. Ameba.

      Excluir

Postar um comentário