Como introduzir um novo rato na Colônia

A aceitação de um novo companheiro de gaiola depende da personalidade e idade dos ratos já residentes. Vai levar mais tempo, às vezes até várias semanas, para introduzir um recém-chegado a ratos adultos, mas pode ser feito. Com tempo e paciência, quase todo rato vai aceitar um recém-chegado.

O processo de introdução tem diversas etapas e o tempo requerido para cada um pode variar. A introdução mais fácil será de dois ratos jovens, enquanto a introdução mais difícil será entre dois adultos, especialmente se eles não são castrados. Por outro lado, com a idade eles começam a ficar mais calmos, aceitando mais facilmente novos companheiros de gaiola.

Um rato jovem é a melhor opção como novo companheiro de gaiola para um macho adulto, mas o recém-chegado deve ter no mínimo seis semanas de idade. Isto porque, por vezes, machos adultos matam filhotes desconhecidos com idade inferior.

Ao introduzir um novo rato, você deve ter duas gaiolas para que o recém-chegado possa ter sua própria gaiola em primeiro lugar, (a segunda gaiola pode ser gaiola de viagem do rato residente). Jamais coloque um novo rato direto na gaiola dos ratos residentes, porque os moradores sempre vão defender seu território.

Durante o processo de introdução, você só deve avançar para o próximo passo se não houver nenhum sinal de agressão dentro de 30 minutos. Um rato residente irá expressar agressividade arqueando as costas, arrepiando os pelos e balançando o corpo de lado em direção ao novato. Se você presenciar este tipo de comportamento, remova o novo rato rapidamente para evitar um ataque. Tenha cuidado ao pegar um rato agressivo, pois eles podem morder mesmo que este não seja um comportamento corriqueiro. Uma boa ideia pode ser pegá-lo com uma toalha, para então colocá-lo de volta em sua gaiola. Se uma introdução resulta em agressão sem machucados, tente novamente no dia seguinte ou volte um passo.

Ao introduzir um novo rato a uma colônia, geralmente só o rato residente dominante será agressivo com o recém-chegado. Esta é uma das "funções" do rato dominante. Uma vez que o novo rato é aceito pelo residente dominante, os outros podem mostrar alguma agressão, mas, geralmente, não será tão grave.


O Processo

A primeira etapa consiste em colocar as gaiolas perto uma da outra de modo que os ratos possam ver e cheirar o novato. As gaiolas de arame têm que ficar longe o suficiente para que os ratos não possam se alcançar, ou eles conseguirão brigar mesmo através das grades.

O próximo passo é trocar os ratos de lugar, coloque os ratos residentes na gaiola do novato e o novato na gaiola dos residentes, e deixe-os explorar o ambiente durante alguns minutos. Esta vai ser a primeira experiência com o cheiro um do outro. Você vai precisar fazer isso algumas vezes por dia durante um dia inteiro. Atenção: Não é para colocar os ratos juntos na mesma gaiola! Primeiro tira os ratos residentes da gaiola, depois coloca o novato, e então coloca os ratos residentes na gaiola do novato. Entendeu? Se ainda restar dúvidas, pergunte nos comentários.

O passo seguinte é introduzir os animais em território neutro, que deve ser um lugar onde os ratos residentes não estão acostumados a brincar. Uma banheira (de verdade e sem água) é um bom lugar, pode ser uma cama de um quarto o qual nunca entraram, no chão de um banheiro o qual nunca foram. Isso lhes dará a oportunidade de familiarizar-se sem que os moradores sintam necessidade de defender seu território.

A próxima etapa é deixá-los interagir em uma área onde os residentes estão acostumados a brincar. Observe-os com cuidado, porque este é o lugar onde alguns combates podem acontecer. Também pode ajudar se você colocar o recém-chegado e os ratos residentes em seu colo, ao mesmo tempo, para que eles saibam que você já aceitou o novo rato. Coloque também alguns petiscos em quantidade suficiente para todos os ratos, isso vai ajudar a acalmar os ânimos e também pode servir de termômetro para identificar ratos que ainda estão desconfortáveis com a situação, pois estes não vão se interessas pelos petiscos.

O último passo é limpar completamente e reorganizar os objetos da gaiola onde os ratos vão ficar, para que ela pareça ser uma nova gaiola. Se possível, mude-a de lugar, isso pode ajudar. Se tiver prática, apare as unhas dos ratos para minimizar arranhões em uma briga.

Em seguida, coloque os ratos na gaiola. O melhor momento para fazer isso é pela manhã, quando os ratos tendem a ser mais sonolentos. O residente dominante provavelmente vai farejar o recém-chegado e depois "atacar", forçando-o a ficar deitado costas. Se você seguiu o processo de introdução corretamente, não se apresse para tirar o novato da gaiola. Em vez disso, observe cuidadosamente a luta. Observe se o rato residente está com os pelos arrepiados, arqueado para trás ou se aproximando lateralmente, pois estas são abordagens que sugerem agressão. Se assim for, retire o recém-chegado, mas se não, deixe os juntos.

O rato residente deve estabelecer o seu domínio. É normal para eles "baterem" no recém-chegado. Só porque o novo rato está vocalizando não significa que ele esteja sendo machucado, esta é apenas uma maneira de dizer "eu desisto". Contanto que você tenha seguido o processo de introdução passo a passo, e, enquanto os ratos residentes não estiverem mostrando sinais da agressão, você deve deixar esta luta acontecer. Se você retirar o novo rato da gaiola, só vai fazer prolongar esta fase de adaptação.

No entanto, se você notar que o novo rato está sendo machucado, ou se o ataque parecer especialmente cruel, então é claro que você deve remover o novato da gaiola. Mas, na maioria dos casos, a "luta" vai ser mais rápida. O rato residente dominante provavelmente vai bater no recém-chegado com freqüência nos primeiros dias, e você não deve interferir desde que não haja lesões. Mas o primeiro ataque é geralmente o pior, e em pouco tempo os ratos se tornam melhores amigos, dormindo juntos e cuidando um do outro.

Ratos são indivíduos com suas próprias personalidades, e ocasionalmente alguns deles podem criar certa antipatia entre si e lutarem constantemente. Em alguns casos, isso significa que a hierarquia está mudando, se for este o caso, a luta vai parar eventualmente. Castrar todos os machos envolvidos geralmente resolve o problema, (depois de castrados, pode demorar até 8 semanas para notar mudanças no comportamento). No entanto, se estas lutas continuam por mais de algumas semanas, esses animais devem ser separados de forma permanente.


Fonte: Rat Fan Club, em http://www.ratfanclub.org.
Tradução e Adaptação: Sara Malkoviking.

O conteúdo a cima foi traduzido e adaptado para o grupo Ratolândia do Facebook, e não pode ser reproduzido, modificado, exibido, publicado, distribuído ou divulgado sem prévia autorização da autora.

Comentários

  1. Ola tudo bem? Há uma semana comprei uma twister, Clara. Muito agitada e querendo (e algumas vezes conseguindo) fugir da gaiola o tempo todo. Ai li que é bom eles não ficarem sozinhos. 6 dias depois comprei outra, fêmea também para evitar a procriação, Morena o nome da recém -chegada. Fazem 3 dias que está conosco, ainda não se acostumou no colo, mas é muito carinhosa, amorosa, e tenta muito cuidar da Clara, ficar perto, brincar com ela. Mas a Clara parece um pouco relutante. Ambas tem 50 dias, por isso achei que seria mais facil acostumarem uma com a outra. Mas a Clara, dá tipo uns chiliques quandoa outra toca nela. As vezes até penso que estão se entendendo, a Clara começa, o que me parece, tentar "cuidar" da Morena, ai a Morena começa a dar uns gritinhos. Como se a outra estivesse machucando. E as vezes, e a maioria delas, durante a noite, elas começam umas lutinhas, não sei se é brincadeira, ja li que pode ser.. ou uma brigazinha por território. Pois escuto uns gritinhos também. E no inicio fiquei muito assustada, fiquei com medo delas se machucarem de verdade, e no outro dia estava tudo bem. Sem lesões. Entretanto, tenho medo delas se estranharem de verdade qualquer dia. Devo comprar outra gaiola e mante-las separadas? Ou isso é normal e acaba passando? As vezes vejo que quando a Morena começa a querer se aproximar da Clara, ela ignora a Morena. E ela parece que fica chateadinha rs parece bobo, mas eu fico dó. Não sei se é natural... enfim, desculpe minha ignorância. Mas nova nisso e quero ve-las bem. Desde o inicio eu me apaixonei, tanto por uma quanto pela outra e quero, demais, que elas sejam felizes.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um macho de um ano e quero introduzir outro macho (de 1 mês) na gaiola? Será q dá certo?

    ResponderExcluir
  4. Tenho um macho de um ano e quero introduzir outro macho (de 1 mês) na gaiola? Será q dá certo?

    ResponderExcluir
  5. Tenho um Twitter a uns 4 meses e não sei o que acontece com ele mas todas as vezes que tento pega-lo ele morre de medo. Ele tem 5 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja porque ele não foi adaptado desde pequeno aos humanos, geralmente é fácil o manuseio, e eles gostam bastante de passear no ombro ou no colo mesmo...

      Excluir
  6. Tenho dois ratos q se criaram juntos desde sempre, com a diferença de um mês de idade, estão c quase um ano de idade e estão brigando todos os dias ultimamente, de se tirar pedaços. Oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho 2 twisters e recentemente comprei um terceiro. Eles já estão convivendo juntos sem nenhum problema. Gostaria de saber se caso eu adotasse um camundongo, se os 4 se adaptariam bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha eu tinha um camundongo que viveu feliz com meus dois twister por um bom tempo, dizem que os twister comem roedores menores como camundongos, porem fiz a adptação e deu certo!

      Excluir
    2. Não se pode misturar ratos twisters com camundongo, são de espécies diferente e acabam não se dando bem, pode até acabar em morte

      Excluir
  8. Ola, tenho um ratinho no momento. O outro acabou morrendo há algumas semanas e acho que o que ficou esta se sentindo mt sozinho. Teria problema eu colocar 2 novos ratinhos na gaiola?

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tenho duas ratas, a acabei por comprar mais duas.Antes das duas ratas bebês chegassem li sobre a apresentação delas,e assim como escrito aqui muitos dizem que minha alfa poderia ser agressiva, então fui apresentadas com cuidado. Decidi por fazer isso em ambiente neutro, as minhas rata mais velhas ficaram apavoradas, elas estão morrendo de medo das bebês e só querem fugir, não consegui nenhuma dica de como posso fazer pra lidar com isso, ninguém fala sobre esse comportamento, alguém t alguma ideia do q pode ser?

    ResponderExcluir
  10. Olá, tenho um rato macho, não sei a idade, mas ele é novo eu comprei em um pet shop, mas ele já estava sozinho quando comprei, tem chance de botar outro macho para conviver com ele?

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma rata twister de 5 meses q se chama lara , comprei outra femea de 2 meses q se chama lili, as vzd as duas se dao bem mais ai do nada começam a brigar.. Teria algum problemas elas ficarem juntas? Mesmo a lili sendo filhote ainda???

    ResponderExcluir
  12. Olá tenho um rato twister macho e ele esta sozinho vou comprar um outro amanhã devo comprar um filhote ou adulto?

    ResponderExcluir
  13. Oi comprei um rato twister filhote e coloquei a gaiola dele perto da gaiola do residente e o residente o ignorou é normal?

    ResponderExcluir

Postar um comentário