Comportamento


HÁBITOS NOTURNOS 
Os ratos costumam dormir durante o dia e ficar ativos e bagunceiros durante a noite, isto por serem animais de hábitos noturnos. Se você mexer muito com seus twister durante o dia, pode ser que eles durmam durante a noite para compensar isso.

FÊMEA x MACHO
  • Macho: Costuma ser mais calmo e preguiçoso. Ficam quietos e aceitam carinho tranquilamente, são maiores e mais pesados para manter no ombro e são ótimos acompanhantes para passeios no ombro.
  • Femea: Costuma ser ativa e brincalhona. Ficam menores e mais leves que os machos, são carinhosas e fofas, mas não ficam muito paradas, gostam de correr e brincar. Podem ser levadas para passear no ombro, mas é preciso tomar mais cuidado.


COMPORTAMENTO EM GRUPO
Os ratos precisam de companhia. Independente do sexo dele, ele precisa ter outro rato vivendo junto para não deprimir. O ideal é criar em grupos apenas de femeas ou de machos. Você vai ver sempre um twister lambendo ou penteando o outro, dormindo juntos, correndo e brincando. Eles demonstram muita felicidade quando tem uma companhia. E quanto mais sociáveis os ratos forem, melhor irão reagir ao contato humano, ficando mais mansos e calmos.

APRENDENDO TRUQUES
Os ratos são muito inteligentes e capazes de aprender alguns truques. Eles aprendem o próprio nome e atendem quando são chamados, obedecem a comandos como "ficar em pé", "subir", "descer"... São muito curiosos e inteligentes, capazes inclusive de aprender a abrir a porta da gaiola para dar uns passeios pela casa. Então você precisa ser mais esperto que seu rato se não quiser ele solto o tempo todo. Eles criam laços estreitos com os donos, reconhecendo o cheiro e a voz.

URINA
Os ratos adultos costumam deixar gotinhas de urina nos objetos considerados sua propriedade. Com isso é comum ver eles soltando essas gotinhas nos próprios donos, mas é um ato de carinho. Os machos costumam marcar mais território que as femeas, que fazem isso em pequena quantidade.
Se o rato não soltar gotinhas de urina, mas sim urinar muito na mão do dono, não é um caso de marcação de territorio e sim de medo. Ratos medrosos, recém-chegados

LAMBIDAS
Não são todos os ratos que lambem, mas quando lambem é uma forma de carinho com o dono. Eles lambem de forma parecida com os cães, como se dessem beijos e tentassem limpar os donos. Então quando seu rato começar a lhe lamber, é um sinal de amor.

BATER OS DENTES
Os ratos batem os dentes em dois momentos: quando estão muito felizes ou quando estão nervosos. Quando você estiver brincando com seu rato, ele estiver lhe lambendo e bater os dentes, é uma forma de demonstrar para você que ele está feliz. Seria mais ou menos como quando os cães abanam o rabo.
Mas se você pegar na mão um rato desconhecido, que estiver com medo e querendo se soltar, e ele começar a bater os dentes, nesse caso é medo e nervosismo.


Texto e Autoria: Vivian Roncon

Comentários

  1. Oi amei seu post e comecei a criar duas ratinhas agora no inicio elas tinham bastante medo mas agora me deixam pegar elas e me lambem o tempo todo!!! muito fofo!!! Agora eu queria saber,eu posso dar beijinhos nos meus ratos? eles vão ficar doentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é normal elas não querem sair da casinha nós primeiro dias ?

      Excluir
  2. Eu tinha 2 ratos e um morreu ai comprei outro.p fazer companhia mas meu rato nao aceita ele. Machuca ele e eu tive q separar. O q fazer? Ele so gostava do outro companheiro e ele tem ciumes de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tenta tirar tudo q possa possuir cheiro na gaiola. A adaptação é lenta. Coloca um pano com o recém-chegado e depois de umas horas com ele se entregando no pano coloca esse pano na gaiola. O mais velho irá se acostumar com o cheiro do mais novo aos poucos e tenta apresenta-lo num lugar neutro q nao tenha o cheiro de ninguém.. espero q ajude.

      Excluir
  3. Tenho uma diplinha! Um adora dar lambidas ,quando faço cafuné eles ficam virando os olhos e parece que eles vão saltar.pq el s fazem isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quando eles batem os dentes. O musculo da mandibula empurra os globulos oculares pra fora kkk é meio estranho mas é super normal

      Excluir
  4. Vou te contar. Eu não coloquei junto. Qndo cheguei com o filhote Ele estava no sofá embaixo da manta pq a gaiola dele fica aberto pro sofá ai qndo cheguei coloquei a caixa com o filhote no sofá e fui para o banheiro ouvi o grito e sai correndo, o Tui abriu a caixa e entrou e matou o filhote com uma mordida na coluna foi fatal morreu na hora. Era amarelo com branco muito lindo.Muito pequenininho. Meu twister tem uns 3 meses. Inesperriente comprei ele muito novinho em petshop. Será uma falha comportamental? Tento novamento com um filhote com + d 40 dias e com mais cuidado? Tenho medo d ele matar outro. O novo deve ter q idade? Estou aflita pq tenho medo d ele ficar depressivo tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo comigo sábado, trouxe 3 filhotes, um dos machos adultos tentou atacar, separei, fui atender o telefone, minha filha teimou, atacou a jugular, matou o filhotinho branco e caramelo. Muito triste. Me orientaram agora a só tentar apresentar de novo com 3 meses.

      Excluir
    2. O certo seria comprar os dois juntos, e do mesmo sexo para não ter briga e uma ninhada enorme de filhote

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Um dos meus ratos é meio retraído. Não gost de colo, corre sempre de mim, e fica me vigiando escondido quando entro no quarto como se eu fosse atacar ele kkkk mas quando eu deito na cama e ele ta solto, ele sobe em cima de mim e lambe minha cara, entra debaixo do edredom, mas se eu fizer carinho nele, ele foge kkkk ele ta com defeito? Ele me ama ou me odeia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando o comentario; O outro rato mais velho (dias de diferença) é super de boa comigo, ele adora colo, ficar no ombro e tudo mais. E eu trato os dois do mesmo jeito. A unica diferença é que eu adotei o mais novo 2 dias depois.

      Excluir
    2. A minha também faz isso, ela não gosta que eu pegue muito nela mas quando ela está na minha cama cmg ela me dá "beijinhos" kkkkk

      Excluir
  7. Quando estava lixando as unhas da minha ratinha ela começou a mexer a boca, como se estivesse ragendo/batendo os dentes, isso significa que ela não estava gostando daquilo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário