Cuidados com alimentos ricos em Oxalatos


Em Humanos

Oxalato de cálcio é o principal componente das pedras de rim em aproximadamente 80% dos casos (em humanos). O oxalato é um derivado do ácido oxálico e está  presente em inúmeros alimentos, porém em maior quantidade no espinafre, na beterraba, acelga e pimenta.

Muito oxalato na nossa urina, resulta em uma condição médica chamada hiperoxalúria, comumente referida como pedras nos rins ou cálculo renal. Além disso, o oxalato é perigoso porque se associa a minerais como ferro, cálcio, zinco, fósforo, formando composto insolúveis, ou seja, que saem junto com a urina e diminuem a absorção destes no organismo.

De um modo geral, a forma mais eficaz de reduzir o ácido oxálico na dieta, e consequentemente o cálculo renal (que causa dor absurda) é limitando ou diminuindo o consumo de alimentos em que ele é abundante.


Em Ratos

Não encontrei nenhum resultado específico quanto a restrição de alimentos ricos em oxalato na dieta dos ratos, entretanto, todas as listas encontradas de alimentos que devem ser oferecidos com cautela incluem itens ricos em oxalato, e até encontrei em alguns lugares pequenas justificativas mencionando o oxalato, mas nada muito elaborado.

Se alguém souber de algo relacionado a isto e tiver fontes confiáveis, por favor, entre em contato para que possamos alterar este documento.

Adaptado de Lookaholic.

Comentários