Fazendo um Check-Up no seu rato

Na maioria das vezes os ratos não apresentam sinais de problemas até que a doença já esteja em um nível avançado, por isso é importante observá-los com certa frequência.

Qualquer momento em que você esteja com o seus ratos pode ser uma ótima oportunidade para verificar se está tudo bem. Apalpar o corpo de cada indivíduo e analisar seu comportamento pode ajudar você a identificar quaisquer alterações que indicam a necessidade de uma visita ao veterinário.

 
Lembre-se de que este check-up deve ser feito de forma sutil, disfarçando-o em forma de brincadeira e sempre recompensando o bom comportamento com um delicioso petisco. Evite estresses desnecessários.

Este check-up é fundamental, pois é muito mais fácil e seguro realizar exames de saúde em ratos dispostos do que em ratos severamente enfermos, além disso, quanto mais cedo se identifica uma doença e começa um tratamento, maiores são as chances de sucesso do mesmo.


1. Respiração
Esteja atento e identifique os sintomas de infecções respiratórias antes que se tornem avançadas a ponto de uma intervenção de emergência. Ouça atentamente a respiração: uma respiração anormal soa como um chiado, aparentemente congestionada ou com ruídos que soam como cliques. Observe anormalidades como dificuldade para respirar, respiração ofegante e outros sinais tais como olhos e nariz com secreção, falta de apetite, postura curvada ou pelos arrepiados. E lembre-se: um rato com infecção respiratória deve ser levado ao veterinário.

2. Dentes
Observe dentes e gengivas, fique atento a dentes desalinhados, gengiva inchada, vermelhidão, pus ou odor estranho. Os incisivos devem ser compridos, mas não muito, e não podem em hipótese alguma perfurar gengivas e bochechas. Infecções orais podem ser muito agressivas e precisam de intervenção médica o mais cedo possível.

3. Olhos
Verifique os olhinhos de cada rato para assegurar-se de que eles são brilhantes e livres de secreções. Fique atento a nebulosidades ou ulcerações. Olhos muito esbugalhados pode ser indicativo de infecção SDAV, tumores, ou um abscesso por trás do globo ocular.

4. Orelhas
Confira se as orelhas não possuem secreções, sangue, feridas ou odores incomuns.

5. Lesões e Feridas
Inspecione visualmente o corpo dos seus ratos quanto a sangramento, cortes, mordidas, hematomas. Passe o dedo contra o sentido do pelo para auxiliar na observação.

6. Cauda e Patas
Fique atento quanto a fraturas, hematomas e sinais de Bumblefoot (pés) e Ringtail (cauda).

7. Movimento
Observe-os andando. Fique atento a ratos mancando, com tremor, se inclinando, circulando (em volta de si mesmos ou em círculos), ou com fraqueza nos membros. Observe a postura geral e o nível de atividade. Um rato que apresente uma postura muito introspectiva ou letargia certamente não está se sentindo bem.

8. Corpo
Massageie cuidadosamente o corpo do rato com a ponta dos dedos para verificar se há caroços, inchaço ou áreas de sensibilidade, que podem indicar tumores, abcessos, luxação ou dor.

9. Pelo e Pele
Observe o comportamento do seu rato, veja se ele está se coçando excessivamente, verifique também se há escoriações, feridas, vermelhidão, hematomas, pus, falha ou perda de pelos. Analise minuciosamente quanto a possíveis parasitas, pulgas e piolhos, estes são grandes o suficiente para serem vistos a olho nu. Os ácaros são mais difíceis de ver, mas muitas vezes você pode conseguir enxergá-los na raiz do pelos.

10. Área Genital
Nas fêmeas, examine a abertura vaginal de suas ratas e procura por qualquer secreção ou sangue. Em uma rata que não esteja grávida isso pode significar um problema, como uma infecção uterina (muitas vezes causada por micoplasmose), cistos ou tumores. E nos machos, verifique se o pênis não têm qualquer tipo de secreção. Às vezes é necessário que você inspecione mais de perto, empurrando para trás a bainha para se certificar de que não há nenhum bloqueio.

11. Cor
Verifique a coloração das extremidades: pés, orelhas, cauda, patas e nariz. Ratos saudáveis têm extremidades rosadas. Pele pálida, vermelho intenso ou roxa significam problemas.

12. Odor
Cheirar o seu rato pode ajudar a prevenir e identificar problemas. Saiba o odor normal do seu rato! Um mau cheiro pode ser um indicativo de infecção. Um cheiro adocicado pode ser diabetes (não sei se isso realmente faz algum sentido, me parece estranho, mas confio na fonte; em todo caso, cheirar seu rato nunca é uma perda de tempo

13. Hidratação
Faça o "teste do beliscão" para verificar a desidratação. Belisque levemente o seu rato puxando a pele para cima, quando soltar note se a pele permanece elevada ou se irá retornar a sua posição normal. Se a pele permanecer elevada, mesmo que por alguns segundos, o rato pode estar desidratado.

14. Temperatura
Conheça a temperatura normal de seus ratos, assim você poderá reconhecer ao toque quando um rato estiver muito frio ou febril.

Traduzido e Adaptado de Rat Guide.

Comentários

  1. Oi!
    Peguei dois ratinhos, nao faz nem uma semana,um deles esta c os dentinhos desalinhados,levei no vet e ele cortou o dente,isso na quarta,hoje (sabado) ja cresceu novamente em poucos dias,alimento ele com NA e deixo labina p ele comer...o vet. Disse que pode ser da genetica dele e que vou precisar cortar sempre os dentinhos...alguem passa por essa mesma situação?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. O meu nome é Ana e adquiri há duas semanas dois twisters. Acontece que ando um pouco preocupada com um deles.
    Um deles é muito ativo e está sempre a querer explorar tudo. O outro, o mais novo, parece me que não está tão ativo.
    Não sei como ele age quando não estou em casa a trabalhar e não sei se ele está mais ativo durante esse tempo. Mas noto que quando estou em casa, ele passa muito tempo na caminha e parece que balança um pouco ao respirar. Brinca bastante com o seu companheiro quando está acordado, come bem e bebe água. Hoje quando cheguei a casa, estava bastante ativo e agora acordou e está a brincar bastante com o amiguinho e a comer.
    Aquilo que me preocupa mais é o facto de ele balançar um pouco quando respira. Eu noto mais quando ele está parado com as quatro patas no chão. As vezes parece que ele faz uns barulhinhos também quando respira.
    Estou preocupada. Já me disseram que podia ser apenas uma constipação mas estou muito preocupada.
    O que faço?

    ResponderExcluir
  3. olá meu nome é diulian e tenho 2 twisters os dois nunca tiveram nenhum problema até agora, os dois tem quase 2 anos e um deles esta se coçando muito chega abrir feridas na região do pescoço e notei também que a respiração dele esta chiando muito e ele esta espirrando muito também já troquei a areia onde ele usa para as necessidades já mudei alimentação já modifiquei tudo e nada adiantou. a comida que eles comem são verduras frutas e somente as vezes digamos 2 vezes ao mês eu dou carne mas somente um pedaço ao tamanho da cabeça deles, água é trocada 1 dia sim um dia não a limpeza da gaiola e frequente 2 vezes por semana não pegam frio e nem calor.
    não sei o que fazer no momento, se alguém puder me ajudar de alguma forma indicando um veterinário que não seja mercenário ou que já tenham passado pelo mesmo que eu e sabem o que fazer me chamem pelo facebook mesmo só escrever diulian lemos de castro e vai aparecer a foto minha e da minha esposa.obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Qual o tratamento para infecção urinária, no há ratinha tem micoplasmose, e ela está com sangramento vaginal

    ResponderExcluir
  5. Meu rato está vazando pus pelo pênis é tem um caroço mais acima do pênis oque seria é qual remedio

    ResponderExcluir
  6. Eu me preocupo com a minha ratinha ela me parece um pouco magra ,n sei se é pela idade, pois n sei a idade dela e tudo mais, eu tentei entrar em contato com a antiga dona, mas ela n me responde e eu n sei oq fzr.

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou a Bianca, tenho duas twister ainda filhotes. A mais velha é muito ativa e vive correndo e brincando, ela é totalmente saudável. Já a mais nova está sempre no canto dela, não corre nem brinca, a respiração dela parece sempre estar acelerada mesmo que ela não tenha corrido, ela está muito sonolenta e quase sempre está dormindo. Estou preocupada porque não sei o que significa. Ela é meio tímida desde que pegamos, não é muito de correr nem nada, mas recentemente o comportamento dela anda meio estranho. Alguém tem ideia do que pode ser?

    ResponderExcluir

Postar um comentário