Guia Completo: GENÉTICA

A Genética dos ratos é um assunto enorme e potencialmente assustador. O que o meu artigo abaixo tentará fazer é simplificar as informações relativas à genética da cor do rato e variedades específicas.

Primeiro vou explicar um pouco da genética básica para que você compreenda como os genes vão responder na criação dos Twisters.


~ GENÉTICA BÁSICA ~

Em cada cada cromossomo há muitos genes. A localização de cada gene é chamado um locus (plural loci) e é simbolizado no mundo científico com uma letra, por exemplo um "X". Então todos os seres vivos tem Locus para diferentes caracteríscticas, um Locus para os olhos, um Locus para a cor da pele, um Locus para a cor dos pelos, etc. Cada um desses Locus vai receber o nome de uma letra que tenha haver com a característica que ele representa.

Na figura abaixo temos 3 Locus: P, A e B.


Cada Locus possui 2 alelos e cada um deles é representado pela letra maiúscula ou minúscula, dependendo da força que o gene representado ali possui.
LETRA MAIÚSCULA: Gene Dominante. Mesmo que apenas um dos alelos seja com letra maiúscula, é esse gene dominante que vai dar a característica para o Locus, independente do gene que carregue no segundo alelo. Ou seja, se tiver uma letra maiúscula, a segunda letra passa a não interferir no animal, pois o gene dominante é muito forte mesmo sozinho.

LETRA MINÚSCULA: Gene Recessivo. Esse só terá uma característica no Locus se estiver em dupla. Dois genes recessivos tem força suficiente para mudar a característica do animal. Apenas um gene recessivo não tem força suficiente para vencer um gene dominante.  

 


~ ALGUNS TERMOS IMPORTANTES ~

Herança Biológica (hereditariedade) → Transmissão das informações genéticas de pais para filhos durante a reprodução.

Homozigótico → Indivíduo em que os dois genes alelos são idênticos. Ex: CC, PP, chch, aa...

Heterozigóticos → Indivíduos em que os dois alelos de um gene são diferentes entre si. Ex: Cc, Pp, chchm, Aa...

Dominância → Propriedade de um alelo (dominante) de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto heterozigótica. É a letra maiúscula que domina a característica mesmo que tenha uma letra minúscula no mesmo alelo.

AA – homozigoto dominantes
aa – homozigoto recessivo
Aa - heterozigoto


~ PASSANDO DE PAI PARA FILHO ~

DNA é o material básico que compõe os seres vivos. DNA é uma espiral de cromossomos e os Ratos têm 21 pares de cromossomos. Quando as células sexuais são produzidas, apenas metade de cada par vai para cada célula, de modo que um espermatozóide teria 21 cromossomos individuais, e um óvulo teria 21 cromossomos individuais também. Quando reprodução ocorre, o esperma se funde ao óvulo, e o embrião resultante tem 21 pares de cromossomos. Uma metade de cada par do pai e metade da mãe.

Na imagem abaixo dá para entender melhor, o cromossomo vermelho é o que veio da mãe (está sozinho) e o cromossomo azul é o que veio do pai (também está sozinho). Ao rolar a fecundação espermatozóide + óvulo, o cromossomo vermelho da mãe se junta ao cromossomo azul do pai, formando um par de cromossomos para o bebê. Então isso ocorre 21 vezes! São 21 pares de cromossomo, sendo que em cada um desses pares um veio da mãe e um veio do pai.




~ GENÉTICA ESPECÍFICA PARA RATOS ~


GENES DE COR

Abaixo está uma lista dos principais loci que correspondem à cor da pelagem dos ratos. Há muitos outros genes utilizados pelos criadores de ratos de outros países, ma que não são oficialmente reconhecidos. Vou discutir os mais utilizados no Reino Unido, mais adiante neste artigo quando se discute as variedades. (* é usado no lugar dos genes que podem ser qualquer coisa, por exemplo: A* pode ser Aa ou AA).

A LOCUS - Pelos amarelos misturados à pelagem ou pelagem uniforme de uma única cor.
A - Agouti - Pelos amarelos pela pelagem.
a - Não Agouti - Sem pelos amarelos misturados pela pelagem, puxando para o preto.



B LOCUS - Determina se a cor do rato vai puxar para o marrom ou para o preto.
B - Puxa para o preto.
b - Puxa para o chocolate/marrom.

C LOCUS - Genes Colorpoint. Dilui os pigmentos amarelos e pretos da pelagem toda ou deixando apenas as extremidades com cor (focinho, rabo e patas). Se os genes recessivos forem combinados com um Agouti A*, a cor das pontas nos siameses e himalaios irá mudar um pouco.
C - Cor normal, sem diluição nenhuma
chch - Siamês
chc - Himalaio
c - Albino (branco de olhos vermelhos claros)

D LOCUS - Dilui o pigmento preto para o tom azul/cinza. Ele ganhou o nome de Azul Britânico.
Se o gene recessivos for combinado com um Agouti A*, a cor da pelagem vai ser um Blue Agouti.
D - Coloração preta, sem diluição.
d - Cor diluída para o azul britânico.
  
M LOCUS - Mink gene, dilui a cor para um marrom acinzentado, muito diferente da cor chocolate.
Se o gene recessivos for combinado com um Agouti A*, a cor da pelagem vai ser um Cinnamon.
M - Coloração preta, sem diluição.
m - Coloração Mink / marrom acinzentado.
Pe LOCUS - É o gene Pérola e ele afeta apenas os ratos da cor Mink (m). O efeito pérola faz com que o pelo clareie na raiz e fique apenas com a ponta colorida. O Pe é Semi-Dominante, de forma que qualquer rato com "m" será afetado por ele. O pérola homozigoto (PePe) é letal e os filhotes serão absorvidos pelo corpo da mãe, ainda dentro do útero, nem sequer nascendo.
Pe + M - Coloração normal.
Pe + m - Coloração Pérola.
PePe - Gene letal.

P LOCUS - Olhos pink que diluem a cor do corpo. O pigmento preto sai completamente e o olho fica vermelho bem claro, chamado de Pink.
P - Preto.
p -  Corpo clareado para creme ou laranja com olhos vermelhos.R LOCUS - Olhos rubi que diluem a cor do corpo com menos intensidade que o P. Os olhos ficam da cor rubi, que é um vermelho escuro e o corpo clareia, mas não tanto.R - Preto ou Chocolate escuro.
r - Cria a cor Beige, um marrom clarinho com olhos vermelho escuro.

GENES DE VARIAÇÃO

REX GENE Re - O gene Rex é um dos poucos genes dominantes de variação em ratos e faz com que o pelo fique encaracolado. O fato de ser dominante significa que apenas um dos pais precisa ser um Rex para que metade dos filhotes nasça Rex também. Se ambos os pais forem Rex, os filhotes que receberem ReRe irão ser Double Rex e mudar frequentemente a quantidade de pelos no corpo, até ficar sem pelos.
Re - Rex, pelo encaracolado.
re - Pelagem comum.
ReRe - Double Rex, ficando sem pelos.

DUMBO GENE DU - O gene Dumbo faz com que as orelhas sejam maiores e arriadas, abaixo da linha dos olhos do rato. Esse é um gene recessivo e apenas se os dois pais tiverem a presença do "du" podem nascer filhotes Dumbo.
DU - Orelhas normais, no topo da cabeça (topears)
du - Orelhas caídas Dumbo

ANÃO GENE - Existem vários genes descritos na ciência que dão nanismo (que são recessivos) e alguns deles estão associados a problemas de saúde e fertilidade, mas vários criadores  conseguiram reproduzi-los sem problemas. Os genes anãos fazem o rato ser consideravelmente menor em tamanho, atingindo aproximadamente metade do tamanho de ratos adultos normais.

TAILNESS / MANX GENE - Tailless é o rato  sem cauda e não parece ser um simples gene recessivo, aparentando precisar de uma combinação de outros genes para funcionar. A variedade sem cauda não tem uma variedade padrão e é proibido em shows por causa de razões de saúde.

VELVET GENE - É uma pelagem curta extremamente macia e com aparência de 'pelúcia'. É provavelmente poligênica, mas até à data tem sido mais comumente visto na variedade azul russo.

SATIN GENE - É uma pelagem extremamente brilhosa, com aparência de cetim, e não se sabe muito sobre ela geneticamente. Parecia ser um gene recessivo, mas recentemente foi descoberto um rato satin dominante na Europa.

HAIRLESS - Há um número de genes que produzem visualmente ratos carecas, incluindo o double rex. Mas a maioria dos genes que fazem o rato ser Hairless são recessivos. Ratos calvos têm geralmente uma camada fina de cabelo e alguns têm mais cabelo do que os outros. Alguns ratos hairless têm problemas de saúde, incluindo: Imunodeficiência, corações e rins mal formados, nefrose renal, problemas de lactação, morte prematura, entre outros. Por isso, na Europa os Hairless não são reproduzidos e são permanentemente proibidos em competições. São considerados ratos defeituosos lá na Europa.


FUZZY GENE fz - Além do conhecimento que este é um gene recessivo, pouco se sabe sobre os "fuzzy" e eles parecem ter desaparecido dentro do Reino Unido. A pelagem do fuzz é toda muito curta, como se tivesse sido raspada.

HARLEY -  O rato harley parece ser um rato de pelo longo. Além de demonstrar que, pelo menos, um gene(s) requerido para reproduzir a variedade é recessivo, pouco parece ser conhecido sobre essa variedade. Especula-se que ele venha de uma combinação de gene recessivo e, possivelmente, Satin, Rex ou Velvet. 


REX RECESSIVO GENE WV - Este é possivelmente o wv (ondulado) e pode ser visualmente difícil de distinguir de o gene rex dominante. O gene WV foi relatada pela primeira vez em 1981 e estudado por Robinson e Greaves. Eles funcionam como o Double Rex se aparecerem juntos, quando os genes Re e WV são combinados, produz ratos com casacos extremamente escassos de penugem. O Rex recessivo recentemente ressurgiu no Reino Unido, mas infelizmente acasalamentos de teste não foram concluídos para confirmar a existência dele.

HOODED GENE h - Esse é o gene dos ratos que produz a maior parte das marcações. Existem vários genes hooded e dependendo de como forem combinados, resultam em marcações distintas.
  • H = self / sem marcação
  • h = hooded gene
  • hi = irish gene
  • He = extreme hooded gene
  • Hre = restricted hooded gene
  • Hro = robert/essex gene
  • Hn = notched gene
A seguir, motro como a combinação dos genes pode resultar em cada uma das variedades.
  • Self - sem marcação = H/H
  • Hooded = h/h. Hooded, mas em alguns casos pode resultar em Bareback.
  • Berkshire = H/h or H/He or H/Hn. Varia a quantidade de branco na marcação. Também pode provocar um rato self com ou sem luvas e barriga branca (irish).
  • Irish = H/hi or hi/hi. Pode vir acompanhado do Berkshire, Hooded, Self ou Variegated.
  • Variegated = H/He or He/hi or Hre/hi or Hn/hi.
  • Badger/American berkshire = H/Hre. O rato fica com marcas brancas no rosto, como o Blazed e a pinta branca na cabeça. Pode provocar um Berkshire.
  • Essex = H/Hro. Clareia a cor do rato e provoca uma marca no rosto como o Blazed.
  • Capped = He/He or He/Hn or Hn/Hn. Pode ser apenas a cabeça colorida ou crescer até os ombros provocando um bareback.
  • Patched/BEW = He/He or He/Hn or He/Hro.
  • Baldie = h/Hro.

Texto: Vivian Roncon
Fontes:

Comentários