Reforço Positivo: Treinamento de Confiança

Se você tem um rato que não gosta de ser pego, tenha em mente que, geralmente, as fêmeas e os ratos filhotes tendem a ser muito ativos e muitas vezes não querem ser pegos. Em vez disso, querem correr, brincar e explorar. Veja se o seu rato quer brincar com você em vez de ser pego no colo. Então, espere até que ele esteja se sentindo sonolento para tentar segurá-lo. Quando ratos estão sonolentos, eles ficam mais dispostos a serem pegos. Se um rato ainda assim não gosta de ser pego, age com medo de pessoas, ou não quer sair de sua gaiola, provavelmente é porque ele não foi devidamente socializado. A melhor maneira de socializar ratos é lidar com eles todos os dias a partir de seu nascimento. Este é um método natural de socialização.

Ratos manipulados desde o nascimento serão extremamente confiantes a seres humanos e formarão fortes laços com as pessoas. Mesmo com a socialização adequada, alguns ratos podem, naturalmente, ter uma personalidade mais introspectiva ou medrosa. Você pode ajudar um rato desconfiado a aprender a confiar em você usando o auxilio de alimentos, o que chamamos de reforço positivo. Este método consiste em recompensar um dado comportamento de modo a aumentá-lo. 

A primeira etapa é usar a comida como isca e recompensar o comportamento que você deseja. Este método, especialmente para esta finalidade, funciona melhor usando alimentos líquidos, tais como papinha natural de frutas, iogurte sem lactose ou açúcar, pois para um resultado mais eficaz você deve oferecer o petisco diretamente na colher, assim o rato não pode pegar a comida e fugir. Experimente alimentos diferentes para ver o que seu rato mais gosta. Use a colher com o alimento para atrair o rato para fora da gaiola, para sua mão, braço ou colo. Em seguida, recompense-o permitindo que ele lamba um pouquinho do que tem na colher.

 
De início exija apenas pequenos passos de cada vez. Por exemplo, apoie sua mão na porta da gaiola e atraia-o para perto dela com a colher. Ele vai relutar, mas não desista. Assim que ele se aproximar, deixe-o lamber a colher, depois afaste a colher e repita exigindo a mesma distância da última vez. Na terceira vez, exija que ele chegue mais perto, então repita exigindo a mesma distância da última vez. Na quinta vez, atraia-o com a colher até que ele apoie uma ou as duas patas da frente na sua mão, e então ofereça a colher.

Progrida a passos pequenos e sempre recompense com a colher. Isso fará com que ele perceba que quando está perto de você, vai ganhar petiscos deliciosos, além disso, ele também vai entender que você não oferece riscos. Tente também falar mansinho com ele, bem baixo e sem tons agudos, para que ele também se habitue a sua voz. Mas isso é só o começo. O ideal é fazer isso todos os dias, e nunca por muito tempo. Faça com que o treinamento seja um passa-tempo para o seu rato, e saiba aceitar quando ele se mostrar desinteressado. 

 
O próximo passo é exigir que o rato deixe você acariciá-lo enquanto ele come, e depois disso, que ele coma em seu colo, e então que deixe você pegá-lo e, depois, faça com que ele coma enquanto você o segura.Este tipo de socialização é necessária para que você crie um laço com seu rato, uma vez que ele não tenha sido manuseado adequadamente desde de suas primeiras semanas de vida.

Todo este treinamento, obviamente, pode levar muitas semanas e dificilmente não funciona. Tenha paciência, faça tudo com carinho, sem pressa, e tenha certeza de que seu rato vai ser muito mais feliz sem medo e com um humano para confiar.
Traduzido e Adaptado de Rat Fan Club.

Comentários

  1. Bruno, peguei meu rato faz 1 dia.. eu tento agradar ele, mas realmente, ele foge, nao deixa eu pega-lo.. eu fazendo isso da colher vai ajudar?
    Ele vai demorar quanto tempo para pegar confiança em mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 dia ainda é pouco, ele ainda está estressado com a mudança de ambiente. Fale com ele, cuide dele mas não mexa dentro da gaiola. Observe qdo ele estiver menos agitado e alerta. Ele precisa se sentir seguro. Existem alguns vídeos e textos ensinando sobre isso! Informe-se!

      Excluir
  2. Oii, minha ratinha tem 2 semanas e meia comigo já, ela realmente tem mto medo , dei petiscos e nada. Quando pego ela não fico nem 10 min , pq ela tenta morder , oq posso fazer ?

    ResponderExcluir
  3. Pois, o meu ratinho não gosta muito de carinho e tem um comportamento um pouco agressivo comigo, toda vez que tento chegar perto dele ele foge e tenta me morder, oq eu faço pra ele ficar menos arisco?

    ResponderExcluir

Postar um comentário