Idosos

A ratazana idosa dorme mais, quer sossego. Assim, não é grande idéia arranjar para sua companhia um rato jovem e saltitante. Outra ratazana calma e mais velha pode ser uma ideia melhor.

Conforme envelhece, o animal enfraquece e pode desenvolver mais problemas de saúde. Pode ter dificuldades em mover-se devido ao enfraquecimento dos membros, principalmente traseiros. Assim, o ideal será repensar a disposição dos objetos na sua gaiola, de modo a facilitar o seu acesso. Por exemplo, eliminar os níveis e deixar tudo no mesmo plano para que o rato idoso não tenha de trepar. Usar uma tigela menos funda para a comida, e uma alimentação mais macia. Também se deve fornecer mais conforto e ninhos para se aninhar, pois a ratazana idosa tem o pelo mais fino e reservas de gordura mais escassas, sentindo assim mais frio. O rato mais velho ainda pode ter dificuldades no seu grooming e precisar da nossa ajuda, para o que podemos usar uma toalhinha sem perfume ou um pano úmido.



E o fim...

Nunca é fácil lidar com a morte, nem falar nisso, mas é preciso. Se o animal está em sofrimento e já não há nada a fazer, há que considerar a eutanásia, e estar informado sobre a maneira correta de fazer, com a ajuda do veterinário. A eutanásia deve ser feita anestesiando o animal com gás para depois administrar uma injeção letal no coração, de modo indolor. Depois há sempre a questão do corpo. A maioria das clínicas veterinárias tem serviço de cremação, mas você também pode optar por enterrar o rato num canto do jardim de casa, por exemplo. É uma escolha pessoal.Quando o laço é forte, perder um bichinho destes é tão difícil como perder um membro da família. Por vezes expressar essa perda ajuda de algum modo. Pode ser através de um poema, um álbum de fotos do animal, um desenho, uma tatuagem, guardando um objeto favorito...

Lembre-se sempre dos bons momentos que passaram juntos e que uma hora a dor passa e aí só fica a saudade, que às vezes é até gostosa de sentir, mas tem que ser de forma saudável. Se você estiver tendo problemas em se recuperar de um luto, converse com alguém de sua família ou um amigo, e não hesite em procurar pela ajuda de um profissional.

Infelizmente esse dia chegará para todos os seres vivos, então só o que nos resta é aprender a lidar com isso.


 
Fonte: Fancy Rats Portugal, em http://fancyratsportugal.wordpress.com.
Adaptação: Sara Malkoviking.

O conteúdo a cima foi adaptado para o grupo Ratolândia do Facebook, e não pode ser reproduzido, modificado, exibido, publicado, distribuído ou divulgado sem prévia autorização da autora.

Comentários