Manual para Congelar e Descongelar alimentos

COMO CONGELAR ALIMENTOS

O congelamento é um método de conservação de alimentos através da temperatura fria, e é uma das opções mais saudáveis e seguras. Isso porque, a água dos alimentos se congela em pequenos cristais que não os danificam, além disso o congelamento paralisa a atividade dos micro-organismos.

É fundamental saber como congelar cada alimento de maneira correta, para que se possa aproveitar ao máximo suas propriedades nutritivas.

Porque Congelar
Utilidade e Praticidade! Para prolongar a "vida útil" dos alimentos, ganhar tempo e evitar o trabalho de ter que preparar os ingredientes diariamente. É recomendável que se prepare de uma só vez uma quantidade suficiente para alimentá-los por vários dias, de acordo com o espaço disponível no seu freezer ou congelador e com a quantidade ratos que você possui.

Embalagem Ideal
Deve ser impermeável a cheiros e líquidos, leves e resistentes. O ideal são embalagens plásticas, por serem transparentes e darem visão ao alimento no seu interior, seladas por seladoras a vácuo, ou com dispositivos de fechos, como embalagens tipo zip-lock. O alimento deve ser colocado em sua embalagem e o ar excedente deve ser retirado para melhor conservação, utilizando equipamentos especiais ou simplesmente pressionando a embalagem até sair grande parte do ar. Esse passo é muito importante, pois alguns micro-organismos não morrem no processo de descongelamento, e o ar é um excelente meio de reprodução dos mesmos, a retirada do ar das embalagens dificulta essa reprodução e retarda o processo de deterioração dos alimentos.

Etiquetas
A etiqueta com a identificação do produto, data de preparo e validade auxilia na identificação de cada item e no controle da própria validade, para que utilize o alimento até adata identificada, a fim de evitar que se ofereça ou consuma alimentos fora do prazo de validade. Esta etapa é importante para quem tem muitos animais e irá congelar grandes quantidades de porções por um período relativamente longo.

Temperatura
As temperaturas nos freezers giram entre -18ºC  e -25ºC. Nessa faixa de temperatura é que há maior segurança no processo de conservação dos produtos por períodos mais longos. Verifique a temperatura do seu freezer e ajuste com antecedencias.

Ajustando a Potência
Ajuste seu congelador para a potência máxima assim que carregá-lo com as porções. Acione o sustema “quick freeze”, se houver, para intensificar o congelamento durante os dois primeiros dias.

Congelamento de Frutas
Todas podem ser congeladas (em alguns site ecnontra-se alertas para congelar pera, banana e manga, pois o processo altera a cor dessas frutas). As frutas devem ser de boa qualidade: maduras, frescas e sem manchas. É importante retirar os caroços antes do congelamento. Frutas pequenas podem ser congeladas inteiras e as grandes devem ser cortadas em fatias, você também pode congelá-las em forma de purê, polpa ou suco concentrado. Antes do congelamento lave-as muito bem, de preferência em água gelada. Para facilitar o uso, congele a polpa das frutas que serão utilizadas para sucos em recipientes individuais ou em forminhas de gelo. Depois de congeladas, podem ser guardadas em sacos plásticos e utilizadas de acordo com sua necessidade. Na hora de usar, a polpa pode ser batida ainda congelada no liquidificador, juntamente com outro alimento de sua preferência.

Congelamento de Hortaliças
O congelamento de hortaliças deve iniciar com um processo de lavagem chamado branqueamento, que inibe a ação de enzimas envolvidas no amadurecimento do alimento fresco e, dessa forma, verduras e legumes têm seu tempo de utilização prolongado, sem prejuízo para características como sabor, cor e textura. O passo a passo do método inclui: lavar bem, cortar em cubos ou rodelas, mergulhar em uma panela com água fervente por dois a seis minutos, retirar e levar imediatamente a um recipiente com água gelada (contendo cubos de gelo feitos de água mineral) por dois a seis minutos, escorrer com auxílio de uma peneira, espalhar as hortaliças em um recipiente plano e levá-las ao freezer. Após o congelamento, retirar rápidamente do recipiente e embalar em saquinhos próprios, retirando todo o ar de dentro, e então devolver ao freezer. O ideal é utilizar em até três meses.

Congelamento de Carnes Cruas
Qualquer tipo de carne pode ser congelada, mas é muito recomendável que ela esteja fresca. Limpe as partes comestíveis, não tempere e armazene as partes que serão ingeridas. Caso a carne tenha sido congelada crua, só poderá ser recongelada novamente sob forma de prato pronto.

Congelamento de Alimentos Pré-preparados
Prepare os alimentos como pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente. Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, na quantidade a ser consumida em uma refeição e, em seguida, coloque a embalagem do alimento pronto sobre um recipiente com água fria e gelode água mineral. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer.

Alimentos que Não Devem ser Congelados
Embora o congelamento não traga efeitos negativos para a segurança de nenhum alimento, alguns perdem a textura, a firmeza e o aspecto sensorial e gustativo. Alguns desses alimentos são: tomate, batata, pepino, rabanete, salsão, verdura de folha (alface, agrião, rúcula), banana, pera, ovo com casca.

Por Quanto Tempo Congelar

  • Carnes, vísceras e ossos carnudos crus podem ser mantidos congelados por até 45-60 dias (1 mês e meio a 3 meses) sem problema algum. A perda nutricional ocasionada pelo congelamento dessas peças é pequena. Vale o mesmo para carnes e vísceras cozidas, ingredientes.
  • O grande “x” da questão são os vegetais: legumes, verduras e carboidratos (grãos e tubérculos como batatas). As propriedades nutricionais desses alimentos não resistem bem ao processo de congelamento e descongelamento. É possível manter porções completas (com vegetais e carboidratos) congeladas durante até 30 dias. Mas não recomendamos deixar vegetais congelados tanto tempo – salvo em caso de viagem ou emergência. Se sua intenção é congelar porções diárias completas, mantenha-as congeladas por até 10, 15 ou 20 dias. Quanto menos tempo os vegetais passarem congelados, menor será a perda nutricional.
  • Um método prático é congelar porções diárias incompletas, sem os vegetais, e prepará-los à parte a cada três dias. Dessa forma conseguimos congelar 30-45 dias de carnes e vísceras, e fornecer verduras e legumes sempre mais fresquinhos, saborosos e nutritivos.
  • Peixes não devem passar muito tempo congelados, não importa se crus ou cozidos, se inteiros ou filés (só a carne). Mantenha peixe congelado por até 25 dias. Mesmo mantido sob baixas temperaturas ele se deteriora ligeiramente e as substâncias que seus tecidos liberam ao estragarem podem desencadear coceiras no animal.
  • Importante: não congele ovos (não importa se crus ou cozidos); sempre deixe para prepará-los antes de servir. As propriedades nutricionais dos ovos são frágeis e não resistem ao congelamento ou aquecimento. Sempre adicione-os à refeição imediatamente antes de servir.
  • Para mais informações sobre prazos de validades de alimentos congelados, consulte o link: (link).

Resumo das Etapas do Congelamento

  • Separe alimentos de boa qualidade e limpos.
  • Faça os procedimentos necessários para cada tipo de alimento.
  • Coloque as porções em embalagens adequadas, calculando a quantidade da porção para quantos animais você tem. 
  • Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade.
  • Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18º C.
  • Conserve os alimentos congelados numa temperatura de -18ºC por até 3 meses.
  • Nunca recongele os alimentos.

Descongelamento
Não descongele deixando a porção sobre a bancada da cozinha. O descongelamento se dará rapidamente, mas deixar a comida exposta assim pode atrair moscas e favorece a proliferação bacteriana. Para sempre ter comida descongelada à disposição, lembrando que o descongelamento em geladeira leva várias horas, retire diariamente as porções necessárias do freezer ou congelador e coloque-a na parte mais baixa da geladeira. O descongelamento dos alimentos deve ser feito com muito cuidado para preservar sabor, textura, aparência e qualidade dos produtos que serão consumidos. Para emergências, use banho-maria ou mergulhe o recipiente contendo a porção em água morna por alguns minutos. Se possível, evite usar o microondas para descongelamento regular, ele destrói muitos nutrientes e cria compostos prejudiciais à saúde. Para mais informações sobre métodos de descongelamento, leia o Manual de Descongelamento de Alimentos.

A Oferta da Porção Congelada
Não faz mal algum aos pets ingerir alimentos gelados, desde que estejam plenamente descongelados, geralmente eles adoram alimentos gelados, mesmo no inverno. Mas se quiser “quebre o gelo” da refeição misturando nela algumas colheres de água quente antes de servir. Essa dica é especialmente interessante aos animais de faro apurado, como os ratos, que apreciam alimentos cheirosos – e o fato de aquecer de leve a refeição fará com que o cheirinho volatilize bem mais! Abriu uma porção? Sirva a refeição e refrigere o restante por até 2 dias. A dieta caseira não contém conservantes e mesmo sendo mantida na geladeira os alimentos sofrem deterioração. Não recongele porções ou alimentos já descongelados. Sirva a refeição e aguarde 15-20 minutos. Sobrou comida? Guarde em um recipiente com tampa na geladeira e sirva na próxima oportunidade. Não deixe a dieta caseira exposta, ela atrairá moscas e estragará, além disso a ingestão de alimentos deteriorados pode fazer muito mal aos seus ratos.


VALIDADE DOS ALIMENTOS CONGELADOS

O tempo de congelamento dos alimentos varia de acordo com suas características, como a quantidade de água que contém e se o alimento é pré-processado, cru, pré-preparado, in natura ou pronto para o consumo. Exitem alimentos os quais os ratos só podem comer sob sua forma cozida, o congelamento é apenas uma forma de conversação, ou seja, você pode congelar o alimento cru e prepará-lo depois, após o descongelamento.
Se você sabe de mais alguns prazos de alimentos a acrescentar nesta lista, deixe nos comentários.
Arroz cozido -1 mês
Caldo de peixe -1 mês
Carne assada -2 meses
Carne de panela - 2 meses
Carne moída - 2 meses
Carne moída crua - 3 meses
Feijão pronto - 2 meses
Frango assado - 2 meses
Frango cru - 3 meses
Frango ensopado - 2 meses
Lentilha pronta - 2 meses
Peixe assado - 1 mês
Peixe cru - 2 meses
Sopas ou canjas - 2 meses
Frutas - de 4 meses
Milho - 12 meses
Ervilha - 12 meses
Abóbora - 12 meses
Brócolis - 8 meses
Beterraba - 8 meses
Couve-flor - 6 meses
Pimentão - 6 meses
Berinjela - 6 meses
Cenoura - 6meses
Espinafre - 3 meses
Escarola - 3 meses
Hortaliças cozidas ou refogadas - 3 meses
Purês de verduras - 3 a 6 meses


COMO DESCONGELAR OS ALIMENTOS

Um processo correto de descongelamento garante alimentos com propriedades nutricionais originais. Para conservar as propriedades nutricionais, a textura e o sabor dos alimentos e manuseá-los de modo seguro, o descongelamento deve ser feito lentamente. Tentar acelerar o processo, com água ou calor, pode comprometer o resultado. Na pressa, podemos desperdiçar as propriedades do alimento, jogando fora suas fibras e vitaminas e deixando-o com um sabor desagradável. Além do risco de haver proliferação de bactérias e fungos nos alimentos, uma vez que ficam expostos.
Geladeira
Sempre que um alimento for retirado do freezer e armazenado em compartimentos com temperaturas superiores a –12º C, ele irá descongelar. Basta retirar o alimento congelado e deixá-los na parte mais baixa da geladeira (onde é menos gelado) por um mínimo de 24 horas. Não se esqueça de posicionar o saquinho ou tupperware dentro de recipientes maiores, para evitar pocinhas de água dentro da geladeira.

Cuba com água
Esqueceu de retirar as porções com antecedência? Não faz mal. Basta encher um recipiente com água (temperatura ambiente ou morna, nunca quente!), colocar o alimento a ser descongelado dentro de uma sacola plástica comum (com um nó nas alças, para não entrar líquido), posicionar o alimento ensacado dentro da água , e trocar a água a cada meia hora (ou quando notar que ela ficou gelada). Logo, logo, a porção estará descongelada e prontinha para servir ao seu rato.

O fogão como aliado
 Certos alimentos podem, sim, ir direto do freezer para o cozimento. É o caso de carnes moídas, hambúrgueres ou salsicha, por exemplo. Caldos e sopas também podem ser retirados do pote de congelamento e ir direto derreter no caldeirão. Isso não afeta suas propriedades nutritivas.

Não deixe os alimentos sobre a pia
Não é aconselhável descongelar as porções sobre a pia, da noite para o dia. Isso propicia a proliferação bacteriana, atrai moscas e, se o dia estiver muito quente, pode até estragar o alimento. Eu não arriscaria.

Não coloque produtos sob a água
 Isso também pode acelerar o descongelamento mas é aí que vão embora muitas vitaminas do alimento e, na grande maioria das vezes, também o sabor, pois a comida fica encharcada. Isso sem falar no desperdício de água. A melhor escolha ainda é descer o alimento do freezer para a geladeira.

Conheça os malefícios do microondas
 Mesmo exposições breves dos alimentos à radiação do aparelho de microondas podem resultar em perda de nutrientes e danos à saúde. Por isso, é muito importante conhecermos maneiras eficientes e seguras de descongelar alimentos.

Carnes, Aves, Peixes, Crustáceos e Moluscos  
  • Descongele 24 horas antes do tempo necessário para prepará-las.
  • No refrigerador, elas vão descongelar de forma lenta, preservando todas as proteínas e os nutrientes.
  • Lembre-se de não misturar porções congeladas com as descongeladas, para que uma não interfira na conservação da outra. Neste caso, coloque-as em qualquer outra prateleira.
  •  As prateleiras são removíveis, o que permite que você coloque peças grandes de carnes para descongelar.
  • Só retire da embalagem quando a porção estiver totalmente descongelada e descarte todo o líquido que soltar.
Cachorro Verde

Comentários