Ferrugem: pelos avermelhados no Rato Twister


FERRUGEM ou RUSTING FUR


Quando rato está com ferrugem a pelagem parece visivelmente marrom. Normalmente acontece em manchas, mas pode acontecer do rato ter quase o corpo todo enferrujado, alaranjado. Como costuma acontecer com vários problemas de pelagem, a ferrugem costuma começar nas costas e parte da garupa do rato twister. Nesse local o pelo é mais velho e por isso ele se "deteriora" mais rápido do que onde o pelo é jovem. Já na barriga é comum aparecer a ferrugem devido ao acúmulo de urina, que muda o pH da pelagem e deixa ela mais fácil de sofrer alterações químicas. 

Geralmente só é percebida em ratos escuros como preto, azul, marrom, já que outras cores não mostram a mudança de matiz de forma tão eficaz. Porém ratos de qualquer cor podem ter ferrugem. 

 

CAUSAS DA FERRUGEM

Embora a ferrugem seja uma parte normal do envelhecimento, ela também pode ser causada por deficiência de cobre, predisposição genética e exposição excessiva à luz solar ou amônia da urina (quando o animal passa muito tempo em ambiente sujo, insalubre). Sempre vale a pena verificar primeiro se há deficiência de cobre, pois isso pode ser melhorado e, embora a ferrugem em si não seja necessariamente prejudicial, o cobre é responsável por uma variedade de funções, além de produzir pigmentos, todos importantes para o bem-estar do rato. 

 

EVITANDO FERRUGEM

Adquira animais de locais confiáveis para tentar evitar comprar ratos com ferrugem hereditária, mas o principal são os cuidados que você terá com ele na sua casa. Ofereça sempre um alojamento limpo e sem urina/amônia, para livrar ele de problemas como micoplasmose e para proteger os pelos e os pigmentos. Ofereça sempre ração própria para rato twister, cumprindo assim todas as necessidades nutricionais que ele precisa e assegurando o cobre na medida correta. 

Se quiser oferecer alimentação natural, tome cuidado com os ingredientes utilizados e estude bastante antes. Caso contrário, dê a alimentação natural acompanhada de ração. 


COMO TRATAR UM RATO COM FERRUGEM?

O pelo enferrujado nunca mais voltará ao normal. Porém, na troca de pelagem esse pelo vai cair e dar lugar a pelos novos. Se você corrigir deficiência de ferro, não deixar exposto ao sol, manter limpo, as chances dos pelos novos nascerem sem ferrugem é muito grande. Então tome cuidados diários para que seu rato fique livre do ferrugem na próxima muda de pelagem.


Comentários